Registo de acreditação CCPFC/ACC-135349/25
Nº de horas acreditadas: 25
Modalidade: Curso de Formação
Regime de frequência: e-learning
Destinatários: Professores dos grupos 510 e 520
Formadora: Elisabete Brito
Sessões
29 de setembro a 27 de outubro de 2025
INSCRIÇÕES
Sessões síncronas
|
Data |
Sessão |
Duração |
Horário |
29.09.2025 |
1 |
2h |
18.30-20.30 |
01.10.2025 |
2 |
2h |
18.30-20.30 |
06.10.2025 |
3 |
2h |
18.30-20.30 |
08.10.2025 |
4 |
2h |
18.30-20.30 |
13.10.2025 |
5 |
2h |
18.30-20.30 |
15.10.2025 |
6 |
2h |
18.30-20.30 |
20.10.2025 |
7 |
2h |
18.30-20.30 |
27.10.2025 |
8 |
2h |
18.30-20.30 |
Sessões Assíncronas |
9h |
Trabalho autónomo |
Apresentação
Esta formação destina-se a professores do ensino básico e secundário que trabalham em contextos laboratoriais e pretende responder à necessidade de garantir ambientes mais seguros, sustentáveis e alinhados com as exigências atuais.
Serão abordadas boas práticas laboratoriais, gestão de resíduos químicos e biológicos, manutenção e utilização segura de equipamentos, bem como a elaboração de planos de emergência e resposta a incidentes. A formação tem por base normas nacionais e internacionais (como a ISO/IEC 17025) e legislação relevante, além disso, serão exploradas estratégias para a eficiência no uso de recursos e a articulação com os princípios da economia circular, em conformidade com o Pacto Ecológico Europeu e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente os que se relacionam com saúde, educação, trabalho digno e sustentabilidade.
Objetivo geral
Capacitar os docentes para a implementação de estratégias eficazes de gestão, manutenção, segurança e sustentabilidade em laboratórios educativos, promovendo uma prática pedagógica mais consciente, responsável e alinhada com os desafios ambientais e normativos atuais.
Tópicos programáticos
- Manutenção e Metrologia de Equipamentos Laboratoriais
- Segurança e Saúde Laboratorial
- Gestão de Riscos e Incidentes em Laboratórios
- Boas Práticas e Sustentabilidade em Laboratórios
Metodologia da ação
Serão aplicadas as metodologias expositiva e ativa, integrando estudos de caso, debates e a formulação de questões orientadas. A ação está organizada em 16 horas de exposição e interação entre formando/formador e 9 horas para aplicação de estudos de caso ajustado ao perfil do formando e elaboração de uma reflexão crítica individual.
Regime de Avaliação
Os formandos devem desenvolver estudos de caso individuais que reflitam o seu percurso ao longo da formação, destacando os principais conteúdos abordados, as aprendizagens e competências adquiridas, bem como a sua aplicabilidade prática. É permitida a inclusão de recursos gráficos (e.g., figuras e tabelas) e de excertos literários (e.g., versos), desde que sejam da autoria do próprio formando ou provenientes de fontes credíveis. As referências bibliográficas devem seguir as normas da APA (7.ª edição). Serão valorizados os aspetos, científicos, legais/normativos, éticos, linguísticos e criativos.
Além dos estudos de caso, a avaliação será baseada na elaboração de uma reflexão crítica individual (formulário fornecido pelo Centro de Formação da SPQ) relativa ao valor formativo da Ação. Nesta reflexão, os formandos deverão indicar os tópicos que poderão ser implementados nas suas sessões e os benefícios pessoais decorrentes da participação na formação.
A avaliação será ponderada considerando os seguintes critérios:
- Participação: 10%
- Estudos de caso: 60%
- Reflexão crítica: 30%
A classificação será formalizada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com o previsto no Regulamento para Acreditação de Ações de Formação Contínua do CCPFC (9 de maio de 2016). Será atribuído um certificado aos formandos que, além de terem participado em, pelo menos, 2/3 do número total de horas da formação, tenham obtido avaliação positiva.