N.º de horas de formação acreditadas: 25h (1 crédito)
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-114763/22
A água é um recurso natural, essencial à vida, que de forma alguma pode ser considerado como inesgotável. É pois urgente, o seu uso de forma correta para garantir os princípios definidos no Relatório Brundtland “…desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, possibilitando que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais”. Conhecer a água, utilizá-la e reutilizá-la é, pois, um desafio social para um desenvolvimento sustentável. Tais conceitos serão objeto desta formação.
Professores dos Grupo 510 e 520
6 de novembro 2023 a 9 de dezembro de 2023: INSCRIÇÕES
Sessões síncronas |
||
06.11.2023: 18-21h |
13.11.2023: 18-21h |
20.11.2023: 18-20h |
10.11.2023: 18-21h |
14.11.2023: 18-20h |
09.12.2023: 9h-13h |
11.11.2023: 9-12h |
18.11.2023: 9-12h |
|
Sessão assíncrona |
||
3h |
A Ação visa contribuir para dotar os professores de perspetivas que lhes permitam utilizar os Domínios de Autonomia Curricular (DAC) para desenvolver ações promotoras da Interdisciplinaridade, Inclusão, Cidadania e assim formar cidadãos do século XXI que possam participar de forma ativa, informada e democrática nas decisões sociais. A Ação pretende dar cumprimento ao Decreto-Lei 55/2018 de 6 de Julho, que preconiza uma “escola inclusiva, promotora de melhores aprendizagens para todos os alunos…”, através de “…uma gestão integrada do conhecimento, valorizando os saberes disciplinares, mas também o trabalho interdisciplinar, … de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais”.
Globalmente a Ação deverá permitir aos professores desenvolver a capacidade de integração de saberes nas áreas da química, biologia, geologia e física numa ótica de preparação dos seus alunos para o exercício de uma cidadania ativa, informada e suportada pelo conhecimento científico.
A Ação está organizada temporalmente em 22 horas síncronas e 3h assíncronas. As aulas estão organizadas segundo 12 tópicos programáticos.
As aulas decorrerão em regime à distância (online), apoiadas por documentação disponibilizada através dos recursos digitais da SPQ e ainda pelos serviços de assessoria do Centro de Formação e do secretariado da SPQ.
O vídeo será avaliado usando uma grelha de 5 critérios:
(A classificação atribuída será baseada na discricionariedade técnica dos formadores).
A classificação final será atribuída numa escala de 0 a 10 usando igual ponderação para as duas componentes.
Será passado um certificado, a quem tenha frequentado no mínimo 2/3 do tempo total de formação (25h) e tenha obtido aproveitamento (>5 em 10) na avaliação.