Água: recurso circular para a sustentabilidade

N.º de horas de formação acreditadas: 25h (1 crédito)

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-114763/22

A água é um recurso natural, essencial à vida, que de forma alguma pode ser considerado como inesgotável. É pois urgente, o seu uso de forma correta para garantir os princípios definidos no Relatório Brundtland “…desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, possibilitando que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais”. Conhecer a água, utilizá-la e reutilizá-la é, pois, um desafio social para um desenvolvimento sustentável. Tais conceitos serão objeto desta formação.

 

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupo 510 e 520

 

FORMADORES

  • Adelino Galvão
  • Ana Charas
  • Joaquim Faria

 

OBJETIVOS

A Ação visa contribuir para dotar os professores de perspetivas que lhes permitam utilizar os Domínios de Autonomia Curricular (DAC) para desenvolver ações promotoras da Interdisciplinaridade, Inclusão, Cidadania e assim formar cidadãos do século XXI que possam participar de forma ativa, informada e democrática nas decisões sociais. A Ação pretende dar cumprimento ao Decreto-Lei 55/2018 de 6 de Julho, que preconiza uma “escola inclusiva, promotora de melhores aprendizagens para todos os alunos…”, através de “…uma gestão integrada do conhecimento, valorizando os saberes disciplinares, mas também o trabalho interdisciplinar, … de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais”.

Globalmente a Ação deverá permitir aos professores desenvolver a capacidade de integração de saberes nas áreas da química, biologia, geologia e física numa ótica de preparação dos seus alunos para o exercício de uma cidadania ativa, informada e suportada pelo conhecimento científico. 

TÓPICOS PROGRAMÁTICOS

  • Apresentação da Ação e do Centro de Formação da SPQ 
  • Tópico 1 – Eu, sou a água
  • Tópico 2 – A vida da gota gotinha num ciclo que não tem fim 
  • Tópico 3 – Levezinha voa no céu… 
  • Tópico 4 – Um mundo sem vida… 
  • Tópico 5 – O Mar salgado 
  • Tópico 6 – Por este rio acima 
  • Tópico 7 – Cidades sustentáveis 
  • Tópico 8 – A água e a química verde 
  • Tópico 9 – A água e a origem da vida. Química pré-biótica 
  • Tópico 10 – O papel da água na vida dos seres vivos 
  • Tópico 11 – A água na literatura, poesia, música e outras 
  • Tópico 12 – Aula invertida: apresentação de trabalhos integradores de conhecimentos sobre a forma de vídeo.

METOLOGOGIA DA AÇÃO

A Ação está organizada temporalmente em 22 horas síncronas e 3h assíncronas. As aulas estão organizadas segundo 12 tópicos programáticos.

As aulas decorrerão em regime à distância (online), apoiadas por documentação disponibilizada através dos recursos digitais da SPQ e ainda pelos serviços de assessoria do Centro de Formação e do secretariado da SPQ.

REGIME DE AVALIAÇÃO

A avaliação terá duas componentes:
  • um vídeo produzido pelo formando;
  • uma reflexão crítica sobre a ação com base no formulário fornecido.

O vídeo será avaliado usando uma grelha de 5 critérios:

  1. Rigor científico da linguagem utilizada;
  2. Qualidade do vídeo;
  3. Clareza do discurso;
  4. Originalidade;
  5. Cumprimento do tempo estipulado.

(A classificação atribuída será baseada na discricionariedade técnica dos formadores).
A classificação final será atribuída numa escala de 0 a 10 usando igual ponderação para as duas componentes.

Será passado um certificado, a quem tenha frequentado no mínimo 2/3 do tempo total de formação (25h) e tenha obtido aproveitamento (>5 em 10) na avaliação.


Publicado/editado: 13/04/2022