Trabalho prático em Química, o desenvolvimento sustentável e a química verde

Plano formativo 2025/2026, inscrições para breve!

Registo nº CCPFC/ACC-135216/25
Nº de horas acreditadas: 25
Modalidade: Curso de Formação
Regime de frequência: e-learning
Destinatários: Professores do Grupo 510 - Física e Química
Formadora: Isabel Cristina Ribau Fernandes Coutinho

Apresentação

A ação "Trabalho prático em Química, o desenvolvimento sustentável e a química verde" integra-se no desenvolvimento de atividades que promovem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, simultaneamente o desenvolvimento das aprendizagens essenciais e das competências de investigação em professores e alunos. Esta formação será Hands-on e Minds-on em regime e-learning.
A modalidade e-learning possibilita uma aprendizagem flexível e acessível a professores em diferentes regiões, em sintonia com a Agenda 2030, que enfatiza a mobilização de recursos e tecnologias para capacitação. Essa abordagem reforça o papel dos docentes na promoção de um ensino de qualidade e sustentável.

Objetivos a atingir

  • Apresentar e desenvolver atividades promotoras do desenvolvimento de competências científicas nos alunos: "produção de plásticos biodegradáveis", "Polímeros biodegradáveis", "Síntese de fármacos", "Estudo de reações de oxidação e redução e a química verde".
  • Aprofundar conteúdos relacionados com a síntese e análise de plásticos (testes químicos e físicos), a síntese de polímeros biodegradáveis e novos materiais, a importância das reações de oxidação e redução e a Química verde no trabalho laboratorial na escola.
  • Aprofundar conhecimentos referentes à conceção de fármacos: desde a síntese do princípio ativo até aos ensaios clínicos — as várias etapas. A utilização de programas de ancoragem (docking) na previsão do local de ação de um fármaco.
  • Reforçar os conhecimentos dos professores na área da Sustentabilidade e da Química Verde e Química Sustentável.
  • Utilizar tecnologias educacionais em química (utilização de ferramentas digitais, simulações e recursos online para melhoria das práticas de ensino e aprendizagem em química e da compreensão de conceitos químicos).

Tópicos programáticos

  • Química verde e Sustentabilidade: ambientes sustentáveis — a política dos quatro R (reutilizar, reduzir, reciclar e refletir).
  • Aprendizagens essenciais de FQ à luz da promoção dos 17 ODS e de uma visão STEAM do currículo de FQA.
  • Utilização de programas informáticos para recolha de dados (variáveis dependentes, independentes e de controlo; recolha de dados; elaboração de tabelas, etc.), tratamento de dados e análise de dados (elaboração de tabelas e gráficos; quando utilizar médias e/ou gráficos).
  • O que são os fármacos? Composição e ação dos mesmos. Os vários tipos de administração. Ação e estudos de fármacos in vitro vs. in vivo. Utilização de repositórios de informação como o PDB e de programas informáticos para previsões de interações bioquímicas.
  • O que são polímeros. Os plásticos como polímeros. O DNA como polímero. Polímeros de caseína. Caracterização física e química de plásticos.
  • Os polímeros e os novos materiais — implementação de atividades práticas laboratoriais de Química Sustentável, no ensino básico (9.º ano) e no secundário (11.º ano). Síntese da aspirina e produção de plásticos biodegradáveis.
  • As enzimas e as reações de oxidação e redução; as reações de oxidação e redução e o armazenamento de energia. Estudo de enzimas no laboratório escolar: o caso da catalase.
  • Tecnologias educacionais em química: a utilização de Inteligência Artificial, ferramentas digitais, simulações e recursos online para melhoria das práticas de ensino e aprendizagem em química e da compreensão de conceitos químicos.

Metodologia da ação

Esta ação de formação desenvolve-se na sua totalidade em contexto online, e-learning.

Nas componentes teóricas serão usados o método expositivo e o método demonstrativo. Para promover o pensamento crítico e uma participação ativa durante a formação será utilizado o método interrogativo e ativo.
Durante a formação os conteúdos serão desenvolvidos, em articulação com as aprendizagens essenciais, estratégias metodológicas e didáticas acompanhadas de propostas de avaliação de atividades. Os conteúdos serão apresentados de forma a fornecer aos professores conhecimentos aprofundados dos mesmos, de forma que os professores possam planificar a sua implementação em sala de aula.
Irá ser uma formação integrada, em que os professores irão desenvolver um projeto em casa (síntese de um biopolímero) para que possam identificar dificuldades, discutir estratégias e propostas de melhoria de forma a aplicarem o mesmo nas suas turmas e desenvolver outros projetos.

Regime de Avaliação

A avaliação será baseada na elaboração de uma reflexão crítica individual (formulário fornecido pelo Centro de Formação da SPQ) relativa ao valor formativo da ação, referindo os tópicos que poderão ser implementados nas aulas e quais os benefícios pessoais decorrentes da participação na formação. (40%)
Os formandos terão de apresentar a atividade prática (produção de um biopolímero e estudo das suas características) realizada em casa utilizando diferentes aplicações/plataformas (por exemplo, a plataforma Genially, Worldwall, vídeo, entre outros). (60%)
A classificação será formalizada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com o previsto no Regulamento para Acreditação de Ações de Formação Contínua do CCPFC (9 de maio de 2016).


Publicado/editado: 08/05/2025