Conhecer a Luz para uma Cidadania Ativa

N.º de horas de formação acreditadas: 25h (1 crédito)

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-104322/19

DESTINATÁRIOS

Professores do Grupo 510.

FORMAÇÃO VIA VIDEO CONFERÊNCIA - INSCRIÇÕES Abertas

Sessões

  • S1 - 11 de setembro  (3h) 9h-12h
  • S2 -13 de setembro (2h) 18:30h-20:30h
  • S3 - 15 de setembro  (2h) 18:30h-20:30h
  • S4 - 20 de setembro (2h) 18:30h-20:30h
  • S5 - 22 de setembro  (2h) 18:30h-20:30h
  • S6 - 27 de setembro (2h) 18:30h-20:30hh
  • S7 - 29 de setembro  (2h) 18:30h-20:30h
  • S8 - 4 de outubro (2h) 18:30h-20:30h
  • S9 - 6 de outubro (2h) 18:30h-20:30h
  • S10 - 16 de outubro (3h) 9h-12h
  • S11 - 23 de outubro (3h) 9h-12h

Sessões Decorridas

  • Regime à Distância: 25/05/2020 - 15/06/2020 | 29/09/2020 - 03/11/2020 |  04/01/2021 - 10/02/2021 | 05/04/2021 - 12/05/2021

FORMADORES

  • Adelino Galvão: CCPFC/RFO-38165/17
  • Ana Charas: CCPFC/RFO- 38997/18
  • Joaquim Faria CCPFC/RFO 38615/17

 

APRESENTAÇÃO DA AÇÃO

A Ação de formação Conhecer a Luz para uma Cidadania Ativa visa refletir sobre a LUZ, numa perspectiva de proporcionar ao professor 3º ciclo Ensino Básico e do Ensino Secundário, formas ativas e informadas de dinamizar o interesse dos jovens cidadãos do século XXI pelas decisões políticas, económicas e sociais requeridas pelos desafios societais.
A crescente importância da “Luz” na sociedade, sugere que a comunidade educativa a utilize nos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) em complemento às aprendizagens essenciais programáticas, como instrumento promotor da Interdisciplinaridade, Inclusão e Cidadania.

OBJETIVOS A ATINGIR

Atualizar as formas de comunicar e ensinar ciência, em particular química, tendo como base estratégias e ferramentas de ensino que potenciem a aprendizagem conceptual e o desenvolvimento de competências processuais dos alunos.
Fomentar a colaboração entre professores e a partilha de ideias, experiências e projetos.
Partilhar conhecimentos e experiências que ajudem a compreender a importância da luz nos desafios societais na saúde, energia e ambiente, tendo em vista promover uma cidadania ativa, informada e participada de toda a comunidade educativa.

METODOLOGIA DA AÇÃO

A ação está organizada em 11 temas, um ensaio de reflexão sobre um dos temas da formação, e um projeto final integrador de conceitos e métodos.
Em cada um dos temas (ver conteúdo da ação) serão abordados conceitos básicos e aplicações de uma forma dinâmica e interativa, com vista à plena participação dos formandos.
O projeto final individual apresentado sob a forma de seminário, irá permitir consubstanciar de uma forma global e participativa os conhecimentos sobre a importância da luz para uma cidadania ativa.

TÓPICOS PROGRAMÁTICOS

  • O conhecimento da Luz: desde a ótica de Roger Bacon à atualidade.
  • O espectro eletromagnético e a interação radiação - matéria.
  • Alterações climáticas
  • A Luz e a química da Atmosfera
  • Micro-ondas: dos fornos às comunicações móveis
  • Comunicar com Luz
  • Terapias radiológicas
  • Conhecer o espaço através da Luz
  • Eletrónica Orgânica (OLED’s e OPV’S)
  • Foto-química
  • Desafio: Eletromagnetismo em linguagem natural (sem matemática)

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação tem por base o trabalho autónomo reflectido em:

  • Ensaio de reflexão 
  • Projecto final 

As duas componentes têm igual ponderação.


Publicado/editado: 23/01/2020