Conhecer a Luz para uma Cidadania Ativa

N.º de horas de formação acreditadas: 25h (1 crédito)

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-104322/19 Prazo de validade para efeitos de início da ação: até 01 de julho de 2022

DESTINATÁRIOS

Professores do Grupo 510.

FORMAÇÃO VIA VIDEO CONFERÊNCIA - INSCRIÇÕES ESGOTADAS

Sessões de 2h 18h às 20h

  • Janeiro - Dias:6, 11, 13, 18, 20, 25, 27
  • Fevereiro - Dia:1

Sessão de 3h 18h às 21h

  • Janeiro - Dia: 4
  • Fevereiro - Dias:8/10

FORMAÇÃO VIA VIDEO CONFERÊNCIA - A DECORRER

Sessões de 2h 18h às 20h

  • Outubro - Dias:1/6/8/14/15/20/22/26

Sessão de 3h 17h às 20h

  • Setembro - Dias: 29
  • Novembro - Dias:2/3

FORMADORES

  • Adelino Galvão: CCPFC/RFO-38165/17
  • Ana Charas: CCPFC/RFO- 38997/18
  • Joaquim Faria CCPFC/RFO 38615/17

 

APRESENTAÇÃO DA AÇÃO

A Ação de formação Conhecer a Luz para uma Cidadania Ativa visa refletir sobre a LUZ, numa perspectiva de proporcionar ao professor 3º ciclo Ensino Básico e do Ensino Secundário, formas ativas e informadas de dinamizar o interesse dos jovens cidadãos do século XXI pelas decisões políticas, económicas e sociais requeridas pelos desafios societais.
A crescente importância da “Luz” na sociedade, sugere que a comunidade educativa a utilize nos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) em complemento às aprendizagens essenciais programáticas, como instrumento promotor da Interdisciplinaridade, Inclusão e Cidadania.

OBJETIVOS A ATINGIR

Atualizar as formas de comunicar e ensinar ciência, em particular química, tendo como base estratégias e ferramentas de ensino que potenciem a aprendizagem conceptual e o desenvolvimento de competências processuais dos alunos.
Fomentar a colaboração entre professores e a partilha de ideias, experiências e projetos.
Partilhar conhecimentos e experiências que ajudem a compreender a importância da luz nos desafios societais na saúde, energia e ambiente, tendo em vista promover uma cidadania ativa, informada e participada de toda a comunidade educativa.

METODOLOGIA DA AÇÃO

A ação está organizada em 11 temas, um ensaio de reflexão sobre um dos temas da formação, e um projeto final integrador de conceitos e métodos.
Em cada um dos temas (ver conteúdo da ação) serão abordados conceitos básicos e aplicações de uma forma dinâmica e interativa, com vista à plena participação dos formandos.
O projecto final individual apresentado sob a forma de seminário, e irá permitir consubstanciar de uma forma global e participativa os conhecimentos sobre a importância da luz para uma cidadania ativa.

TÓPICOS PROGRAMÁTICOS

  • O conhecimento da Luz: desde a ótica de Roger Bacon à atualidade.
  • O espectro eletromagnético e a interação radiação - matéria.
  • Alterações climáticas
  • A Luz e a química da Atmosfera
  • Micro-ondas: dos fornos às comunicações móveis
  • Comunicar com Luz
  • Terapias radiológicas
  • Conhecer o espaço através da Luz
  • Eletrónica Orgânica (OLED’s e OPV’S)
  • Foto-química
  • Desafio: Eletromagnetismo em linguagem natural (sem matemática)

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação tem por base o trabalho autónomo reflectido em:

  • Ensaio de reflexão 
  • Projecto final 

As duas componentes têm igual ponderação.


Publicado/editado: 23/01/2020