A Tabela Periódica como Ícone da Centralidade da Química

Registo de Acreditação n.º CCPFC/ACC-101645/18 - 25 horas (1 crédito)

Apoio Institucional

Destinatários: 

Professores do Grupo 510
 

Sessões Presenciais:

EM FASE DE CANDIDATURAS

Inscrições esgotadas - número limite de vagas (25)

  • Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro
      10 e 31 de janeiro das 17h às 20h e 11 e 18 janeiro e 1 de fevereiro das 9 às 13h

Inscrições - número limite de vagas (25)

DECORRIDAS

  • Escola Secundária Francisco de Holanda - Guimarães  19 e 26 de outubro e 9 de novembro das 9 às 13h e 18 de outubro e 8 de novembro das 17 às 20h
  • Escola Secundária de Miraflores - Algés - 14, 21, 28 de setembro das 9-13h e 13 e 27 de setembro das 14:30 às 17:30h
  • Centro de Formação Júlio Resende - Gondomar - 21, 28 de Setembro e 12 de outubro das 9 às 13h e 20 de setembro e 11 de outubro das 17 às 20h
  • Escola Secundária Miguel Torga - Queluz  - 11 Janeiro 2019 (17-20h), 12, 19, 26 janeiro 2019 (9-13h) e 25 Janeiro 2019 (17-19h)
  • Escola Secundária José Saramago - Mafra - 8,11,15,18,22 de fevereiro e 8 de março de 2019 (17-20h)
  • Escola Secundária Almeida Garrett - Vila Nova de Gaia - 12, 13, 20, 26, 27 de março de 2019 (às 3ªf: 17:30-20:30h e às 4ªf: 14:30-18:30)

Questionário para os Formandos

O endereço será fornecido pelos formadores durante a ação de formação.


Formadores:

  •  Adelino Galvão: CCPFC/RFO-38165/17
  •  Ana Charas: CCPFC/RFO- 38997/18
  •  Joaquim Faria CCPFC/RFO 38615/17
  •  João Paiva: CCPFC/RFO-02204/97
  •  Carla Morais CCPFC/RFO-21089/06
  •  Margarida Ferreira CCPFC/RFO-18271/04
  •  Cristina Antunes CCPFCP/RFO-32296/12
  •  Rosa Rego CCPFC/RFO-20791/06
  •  Cristina Marques CCPFC/RFO-32300/12

Os formadores por acção, poderão variar de acordo com o local e número de participantes.

Apresentação da Ação

A importância da Tabela Periódica enquanto ícone da química, foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No sentido de celebrar a classificação sistemática dos elementos químicos feita por D.I. Mendeleev (1869) a ONU decretou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019), celebrando assim os 150 anos da Tabela Periódica. Tal celebração é uma excelente oportunidade para rever e analisar, sob uma perspetiva atual a classificação dos elementos químicos (apenas 63) apresentada por D.I. Mendeleev. É ainda uma oportunidade para mostrar a importância da química como ciência central promotora de desenvolvimento e bem-estar em áreas como o ambiente, a energia, a alimentação ou a saúde, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

A presente acção, visa atualizar e dinamizar o conhecimento da Tabela Periódica, celebrar o Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019), dando resposta à flexibilização curricular e às aprendizagens essenciais das Ciências Físico-Químicas, Física e Química A e Química 12, em consonância com a entrada em vigor em 2018/2019 do programa de flexibilização curricular.

METODOLOGIA DA AÇÃO

A ação está organizada em quatro módulos e um projeto final. Dois dos módulos (M1, M2) têm uma componente teórica (5 h) e uma componente prática (3h, trabalho autónomo) de aplicação dos conceitos adquiridos. Os outros dois módulos (M3, M4) têm apenas componentes teóricas (2 + 3 h). O projeto final (4h), integrador de conceitos e métodos, completa a ação.

OBJETIVOS A ATINGIR

Pretende-se integrar o conhecimento da Tabela Periódica, sua utilização e história em diferentes perspetivas visando:

  • Dinamizar as várias formas de comunicar e de ensinar em ciência, especificamente em química.
  • Dinamizar o conhecimento de novas estratégias e ferramentas de ensino visando potenciar a aprendizagem concetual e o desenvolvimento de competências processuais dos alunos.
  • Dinamizar e fomentar a colaboração entre professores e alunos e a partilha de ideias, experiências e projetos.
  • Consolidar o conhecimento sobre os desenvolvimentos científicos em curso na química nas vertentes de saúde, materiais e ambiente.

 

TÓPICOS PROGRAMÁTICOS

  • A Evolução da tabela Periódica: Das tríades de Dobereiner (1817) à atualidade.
  • Enquadramento histórico. A idade contemporânea com ênfase no período entre a revolução francesa e a grande depressão.
  • A importância da determinação rigorosa de Massas Atómicas. De Lavoisier, e o desenvolvimento da análise química por via húmida, aos Espectrómetros de Massa de Dempster e Aston.
  • Kirchhoff e a espectrometria de emissão atómica: Do desafio de Kirchhoff ao modelo quântico do átomo
  • Os elementos da vida.
  • Os elementos do mundo mineral.
  • Os elementos dos novos materiais.
  • Átomos no espaço.
  • Desafios ambientais e sustentabilidade.
  • Propriedades periódicas.
  • O modelo quântico do átomo.
  • A tabela periódica e os novos desafios ao ensino da química: do “inquiry-based learning” ao uso das novas tecnologias.

Locais:

ESCOLA SECUNDÁRIA CARLOS AMARANTE - BRAGA

R. da Restauração, 4710-428 Braga   Página web

ESCOLA SECUNDÁRIA TOMÁS CABREIRA - FARO

R. Dr. Manuel Arriaga 2, 8000-075 Faro   Página web

ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA - GUIMARÃES

Alameda Dr. Alfredo Pimenta, 4814-528 Guimarães  Página web

CENTRO DE FORMAÇÃO JÚLIO RESENDE - ESCOLA SECUNDÁRIA DE RIO TINTO

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto Nº 3, Tv. da Cavada Nova, s/n, 4435-162 Rio Tinto  Página web

ESCOLA SECUNDÁRIA DE MIRAFLORES

Av. Gen. Norton de Matos 23A, 1495-148 Algés  Página web

ESCOLA SECUNDÁRIA MIGUEL TORGA

Rua da Cidade Desportiva, Monte Abraão, 2745-012 QUELUZ  Página web


ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO

Av. Cidade de Leimen 4, 2640-470 Mafra  Página web


ESCOLA SECUNDÁRIA ALMEIDA GARRETT

Praceta Dr. José Sampaio 100, 4430-090 Vila Nova de Gaia  Página web


Publicado/editado: 12/09/2019