A Tabela Periódica como Ícone da Centralidade da Química

Registo de Acreditação n.º CCPFC/ACC-101645/18 - 25 horas (1 crédito)

Apoio Institucional

Destinatários: 

Professores do Grupo 510
 

FORMAÇÃO VIA VIDEO CONFERÊNCIA INSCRIÇÕES Abertas

Sessões de 2h - 18h-20h

  • maio - Dia: 21
  • junho - Dia: 18

Sessões de 2h - 9-11h

  • junho - Dia: 19

Sessões de 3h - 9-12h

  • junho - Dia: 5
  • maio-  Dias: 22, 29

Sessões de 3h - 18-21h

  • junho - Dia: 7

A DECORRER

Sessões de 2h - 18h-20h

  • março - Dia: 19
  • abril - Dia: 29, 30

Sessões de 3h - 9-12h

  • março - Dia: 20, 27
  • abril - Dia: 10, 17, 24

Sessão de dia 17 de abril cancelada devido ao plano de vacinação COVID19 dos professores de ensino básico e secundário

Sessões Decorridas:

  • Regime à distância: 14/09/2020 13/10/2020 |  02/06/2020-25/06/2020 | 09/01/2021-13/02/2021
  • Escola Secundária Miguel Torga- Queluz: 12/01/2019 - 26/01/2019 
  • Escola Secundária José Saramago - Mafra: 08/02/2019 - 08/03/2019 
  • Escola Secundária Almeida Garrett Gaia: 12/03/2019 - 27/03/2019 
  • Escola Secundária de Miraflores - Algés: 13/09/2019 - 28/09/2019 
  • Centro de Formação Júlio Resende - Gondomar: 20/09/2019 - 12/10/2019 
  • Escola Secundária Francisco de Holanda - Guimarães: 18/10/2019 - 09/11/2019
  • Escola Secundária Tomás Cabreira - Faro: 10/01/2020 - 01/02/2020 
  • Escola Secundária Carlos Amarante - Braga: 17/01/2020 - 15/02/2020

Questionário para os Formandos

O endereço será fornecido pelos formadores durante a ação de formação.


Formadores:

  •  Adelino Galvão: CCPFC/RFO-38165/17
  •  Ana Charas: CCPFC/RFO- 38997/18
  •  Joaquim Faria CCPFC/RFO 38615/17
  •  João Paiva: CCPFC/RFO-02204/97
  •  Carla Morais CCPFC/RFO-21089/06
  •  Margarida Ferreira CCPFC/RFO-18271/04
  •  Cristina Antunes CCPFCP/RFO-32296/12
  •  Rosa Rego CCPFC/RFO-20791/06
  •  Cristina Marques CCPFC/RFO-32300/12

Os formadores por acção, poderão variar de acordo com o local e número de participantes.

Apresentação da Ação

A importância da Tabela Periódica enquanto ícone da química, foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No sentido de celebrar a classificação sistemática dos elementos químicos feita por D.I. Mendeleev (1869) a ONU decretou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019), celebrando assim os 150 anos da Tabela Periódica. Tal celebração é uma excelente oportunidade para rever e analisar, sob uma perspetiva atual a classificação dos elementos químicos (apenas 63) apresentada por D.I. Mendeleev. É ainda uma oportunidade para mostrar a importância da química como ciência central promotora de desenvolvimento e bem-estar em áreas como o ambiente, a energia, a alimentação ou a saúde, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

A presente acção, visa atualizar e dinamizar o conhecimento da Tabela Periódica, celebrar o Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019), dando resposta à flexibilização curricular e às aprendizagens essenciais das Ciências Físico-Químicas, Física e Química A e Química 12, em consonância com a entrada em vigor em 2018/2019 do programa de flexibilização curricular.

METODOLOGIA DA AÇÃO

A ação está organizada em quatro módulos e um projeto final. Dois dos módulos (M1, M2) têm uma componente teórica (5 h) e uma componente prática (3h, trabalho autónomo) de aplicação dos conceitos adquiridos. Os outros dois módulos (M3, M4) têm apenas componentes teóricas (2 + 3 h). O projeto final (4h), integrador de conceitos e métodos, completa a ação.

OBJETIVOS A ATINGIR

Pretende-se integrar o conhecimento da Tabela Periódica, sua utilização e história em diferentes perspetivas visando:

  • Dinamizar as várias formas de comunicar e de ensinar em ciência, especificamente em química.
  • Dinamizar o conhecimento de novas estratégias e ferramentas de ensino visando potenciar a aprendizagem concetual e o desenvolvimento de competências processuais dos alunos.
  • Dinamizar e fomentar a colaboração entre professores e alunos e a partilha de ideias, experiências e projetos.
  • Consolidar o conhecimento sobre os desenvolvimentos científicos em curso na química nas vertentes de saúde, materiais e ambiente.

 

TÓPICOS PROGRAMÁTICOS

  • A Evolução da tabela Periódica: Das tríades de Dobereiner (1817) à atualidade.
  • Enquadramento histórico. A idade contemporânea com ênfase no período entre a revolução francesa e a grande depressão.
  • A importância da determinação rigorosa de Massas Atómicas. De Lavoisier, e o desenvolvimento da análise química por via húmida, aos Espectrómetros de Massa de Dempster e Aston.
  • Kirchhoff e a espectrometria de emissão atómica: Do desafio de Kirchhoff ao modelo quântico do átomo
  • Os elementos da vida.
  • Os elementos do mundo mineral.
  • Os elementos dos novos materiais.
  • Átomos no espaço.
  • Desafios ambientais e sustentabilidade.
  • Propriedades periódicas.
  • O modelo quântico do átomo.
  • A tabela periódica e os novos desafios ao ensino da química: do “inquiry-based learning” ao uso das novas tecnologias.

Publicado/editado: 12/09/2019