A Tabela Periódica como Ícone da Centralidade da Química

Registo de Acreditação n.º CCPFC/ACC-112361/21 - 25 horas (1 crédito) - regime e-learning

Apoio Institucional

Destinatários: 

Professores do Grupo 510
 

FORMAÇÃO VIA VIDEO CONFERÊNCIA INSCRIÇÕES abertas

Sessões:

  • S1 - 17 de setembro (2h) 18h-20h 6ªfeira
  • S2 -18 de setembro(3h) 9h-12h Sábado
  • S3 - 25 de setembro (3h) 9-12 h Sábado
  • S4 - 2 outubro (3h) 9h-12h Sábado
  • S5 - 4 de outubro (3h) 18-21h 2ªfeira
  • S6 - 15 de outubro (2h) 18h-20h 6ª feira
  • S7 - 16 de outubro (2h) 9-11h Sábado

 

Sessões Decorridas:

  • Regime à distância: 14/09/2020 13/10/2020 |  02/06/2020-25/06/2020 | 09/01/2021-13/02/2021 | 19/03/2021-30/04/2021 | 21/05/2021-26/06/2021
  • Escola Secundária Miguel Torga- Queluz: 12/01/2019 - 26/01/2019 
  • Escola Secundária José Saramago - Mafra: 08/02/2019 - 08/03/2019 
  • Escola Secundária Almeida Garrett Gaia: 12/03/2019 - 27/03/2019 
  • Escola Secundária de Miraflores - Algés: 13/09/2019 - 28/09/2019 
  • Centro de Formação Júlio Resende - Gondomar: 20/09/2019 - 12/10/2019 
  • Escola Secundária Francisco de Holanda - Guimarães: 18/10/2019 - 09/11/2019
  • Escola Secundária Tomás Cabreira - Faro: 10/01/2020 - 01/02/2020 
  • Escola Secundária Carlos Amarante - Braga: 17/01/2020 - 15/02/2020

Questionário para os Formandos

O endereço será fornecido pelos formadores durante a ação de formação.


Formadores:

  •  Adelino Galvão: CCPFC/RFO-38165/17
  •  Ana Charas: CCPFC/RFO- 38997/18
  •  Joaquim Faria CCPFC/RFO 38615/17
  •  João Paiva: CCPFC/RFO-02204/97
  •  Carla Morais CCPFC/RFO-21089/06
  •  Margarida Ferreira CCPFC/RFO-18271/04
  •  Cristina Antunes CCPFCP/RFO-32296/12
  •  Rosa Rego CCPFC/RFO-20791/06
  •  Cristina Marques CCPFC/RFO-32300/12

Os formadores por acção, poderão variar de acordo com o local e número de participantes.

Apresentação da Ação

A importância da Tabela Periódica enquanto ícone da química, foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No sentido de celebrar a classificação sistemática dos elementos químicos feita por D.I. Mendeleev (1869) a ONU decretou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019), celebrando assim os 150 anos da Tabela Periódica. Tal celebração é uma excelente oportunidade para rever e analisar, sob uma perspetiva atual a classificação dos elementos químicos (apenas 63) apresentada por D.I. Mendeleev. É ainda uma oportunidade para mostrar a importância da química como ciência central promotora de desenvolvimento e bem-estar em áreas como o ambiente, a energia, a alimentação ou a saúde, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

A presente acção, visa atualizar e dinamizar o conhecimento da Tabela Periódica, celebrar o Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019), dando resposta à flexibilização curricular e às aprendizagens essenciais das Ciências Físico-Químicas, Física e Química A e Química 12, em consonância com a entrada em vigor em 2018/2019 do programa de flexibilização curricular.

METODOLOGIA DA AÇÃO

A ação está organizada em quatro módulos e um projeto final. Dois dos módulos (M1, M2) têm uma componente teórica e uma componente prática (trabalho autónomo) de aplicação dos conceitos adquiridos. Os outros dois módulos (M3, M4) têm apenas componentes teóricas. O projeto final, integrador de conceitos e métodos, completa a ação.

Os conteúdos destes módulos serão complementados pela aplicação prática de conceitos (trabalho autónomo - sessões assíncronas) subordinada aos tópicos:

  • Qual a importância do relacionamento das aprendizagens essenciais da disciplina para outras áreas temáticas relacionadas com a Ação? 
    • Ensaio de reflexão (máximo 3 páginas) sobre a importância da tabela periódica.

  • Desenvolvimento de um projeto de aula com base na temática da ação dirigido a um desenvolvimento sustentável.

    • Preparação de uma apresentação oral (max 15 min/grupo) sobre o projeto de aula.

OBJETIVOS A ATINGIR

Pretende-se integrar o conhecimento da Tabela Periódica, sua utilização e história em diferentes perspetivas visando:

  • Dinamizar as várias formas de comunicar e de ensinar em ciência, especificamente em química.
  • Dinamizar o conhecimento de novas estratégias e ferramentas de ensino visando potenciar a aprendizagem concetual e o desenvolvimento de competências processuais dos alunos.
  • Dinamizar e fomentar a colaboração entre professores e alunos e a partilha de ideias, experiências e projetos.
  • Consolidar o conhecimento sobre os desenvolvimentos científicos em curso na química nas vertentes de saúde, materiais e ambiente.

 

TÓPICOS PROGRAMÁTICOS

  • A tabela periódica e os novos desafios ao ensino da química: do "inquiry-based learning" ao uso das novas tecnologias (apresentação da ação)
  • A Evolução da tabela Periódica: das tríades de Dobereiner (1817) à atualidade
  • A importância da determinação rigorosa de Massas Atómicas. De Lavoisier, e o desenvolvimento da análise química por via húmida, aos Espectrómetros de Massa de Dempster e Aston
  • Kirchhoff e a espectrometria de emissão atómica: do desafio de Kirchhoff ao modelo quântico do átomo
  • Desafios ambientais e sustentabilidade
  • Os elementos dos novos materiais
  • Átomos no espaço
  • Os elementos da vida
  • Os elementos do mundo mineral

Publicado/editado: 12/09/2019