Apoio Institucional
Professores do Grupo 510
11 de outubro a 16 de novembro de 2024 INSCRIÇÕES
Sessões síncronas |
||
11.10.2024: 18-20h |
25.10.2024: 18-21h |
16.11.2024: 9h-11h |
12.10.2024: 9-12h |
26.10.2024: 9-12h |
|
19.10.2024: 9-12h |
15.11.2024: 18-20h |
|
Sessão assíncrona |
||
7h |
Os formadores por acção, poderão variar de acordo com o local e número de participantes.
No sentido de evidenciar a classificação sistemática dos elementos químicos feita por D.I. Mendeleev (1869) a ONU decretou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019), celebrando assim os 150 anos da Tabela Periódica. Esta efeméride foi e continua a ser uma excelente oportunidade para rever e analisar, sob uma perspetiva atual a classificação dos elementos químicos. Aprofundar o conhecimento da Tabela Periódica é uma oportunidade para evidenciar a importância da química como ciência central promotora de desenvolvimento e bem-estar em áreas como o ambiente, a energia, a alimentação ou a saúde, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.
Dinamização do conhecimento da Tabela Periódica, dando resposta à flexibilização curricular e às aprendizagens essenciais das Ciências Físico-Químicas, Física e Química A e Química 12, em consonância com a entrada em vigor em 2018/2019 do programa de flexibilização curricular, tendo em conta:
• as formas de comunicar e de ensinar em ciência, especificamente em química;
• o conhecimento de novas estratégias e ferramentas de ensino visando potenciar a aprendizagem conceptual e o desenvolvimento de competências processuais dos alunos;
• a comunicação professores / alunos potenciando a partilha de ideias, experiências e projetos.
Como um objetivo integrador pretende-se consolidar o conhecimento sobre os desenvolvimentos científicos em curso na química nas vertentes de saúde, materiais e ambiente.
Esta Ação (25 h) conferente de 1 crédito, releva para a progressão na carreira dos professores de Físico-Química (grupo 510).
A ação será realizada integralmente em regime à distância (on-line). Será usada preferencialmente a plataforma Zoom, embora não se descarte a hipótese de usar outras ferramentas colaborativas como por exemplo Microsoft Teams ou Google Classroom.
A ação está organizada em quatro módulos, um dos quais é um projeto integrador de conceitos e métodos. Três dos módulos são expositivos / teóricos (14 h, síncronas) complementados por uma componente prática de aplicação dos conceitos adquiridos (7 h, trabalho autónomo, assíncrono). A apresentação e discussão dos projetos finais realizados pelos formandos (Módulo 4) completa a ação (4 h, síncronas).
A avaliação tem por base o trabalho autónomo baseado em:
Os trabalhos são avaliados em termos de rigor científico, clareza do discurso, originalidade e cumprimento do tempo estipulado. As duas componentes serão ponderadas igualmente.
A classificação final (0 a 10) será atribuída de acordo com as regras do CCPFC em vigor.
Será passado um certificado, a quem tenha frequentado no mínimo 2/3 do tempo total e formação (25h) e tenha obtido aproveitamento (>5 em 10).