A Tabela Periódica como Ícone da Centralidade da Química

Registo de Acreditação n.º CCPFC/ACC-112361/21 - 25 horas (1 crédito) - regime e-learning

 Apoio Institucional

Destinatários: 

Professores do Grupo 510
 

Formação via video conferência

Sessões 2022:

30 de setembro a 5 de novembro de 2022 INSCRIÇÕES

Sessões síncronas

30.09.2022: 18-20h

15.10.2022: 9-12h

05.11.2022: 9h-11h

01.10.2022: 9-12h

22.10.2022: 9-12h

 

08.10.2022: 9-12h

04.11.2022: 18-20h

 

Sessão assíncrona

7h

A decorrer

Sessões síncronas

13.05.2022: 18-20h

28.05.2022: 9-12h

18.06.2022: 9h-11h

14.05.2022: 9-12h

04.06.2022: 9-12h

 

21.05.2022: 18-21h

17.06.2022: 18-20h

 

Sessão assíncrona

7h

Formadores:

  •  Adelino Galvão: CCPFC/RFO-38165/17
  •  Ana Charas: CCPFC/RFO- 38997/18
  •  Joaquim Faria CCPFC/RFO 38615/17
  •  Margarida Ferreira CCPFC/RFO-18271/04
  •  Cristina Antunes CCPFCP/RFO-32296/12
  •  Rosa Rego CCPFC/RFO-20791/06
  •  Cristina Marques CCPFC/RFO-32300/12

Os formadores por acção, poderão variar de acordo com o local e número de participantes.

Apresentação da Ação

No sentido de evidenciar a classificação sistemática dos elementos químicos feita por D.I. Mendeleev (1869) a ONU decretou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019), celebrando assim os 150 anos da Tabela Periódica. Esta efeméride foi e continua a ser uma excelente oportunidade para rever e analisar, sob uma perspetiva atual a classificação dos elementos químicos. Aprofundar o conhecimento da Tabela Periódica é uma oportunidade para evidenciar a importância da química como ciência central promotora de desenvolvimento e bem-estar em áreas como o ambiente, a energia, a alimentação ou a saúde, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

Objetivos

Dinamização do conhecimento da Tabela Periódica, dando resposta à flexibilização curricular e às aprendizagens essenciais das Ciências Físico-Químicas, Física e Química A e Química 12, em consonância com a entrada em vigor em 2018/2019 do programa de flexibilização curricular, tendo em conta:

• as formas de comunicar e de ensinar em ciência, especificamente em química;

• o conhecimento de novas estratégias e ferramentas de ensino visando potenciar a aprendizagem conceptual e o desenvolvimento de competências processuais dos alunos;

• a comunicação professores / alunos potenciando a partilha de ideias, experiências e projetos.

Como um objetivo integrador pretende-se consolidar o conhecimento sobre os desenvolvimentos científicos em curso na química nas vertentes de saúde, materiais e ambiente.

Esta Ação (25 h) conferente de 1 crédito, releva para a progressão na carreira dos professores de Físico-Química (grupo 510).

Tópicos programáticos

  • A tabela periódica e os novos desafios ao ensino da química: do "inquiry-based learning" ao uso das novas tecnologias (apresentação da ação)
  • A Evolução da tabela Periódica: das tríades de Dobereiner (1817) à atualidade
  • A importância da determinação rigorosa de Massas Atómicas. De Lavoisier, e o desenvolvimento da análise química por via húmida, aos Espectrómetros de Massa de Dempster e Aston
  • Kirchhoff e a espectrometria de emissão atómica: do desafio de Kirchhoff ao modelo quântico do átomo
  • Desafios ambientais e sustentabilidade
  • Os elementos dos novos materiais
  • Átomos no espaço
  • Os elementos da vida
  • Os elementos do mundo mineral

Metodologia da Ação

A ação será realizada integralmente em regime à distância (on-line). Será usada preferencialmente a plataforma Zoom, embora não se descarte a hipótese de usar outras ferramentas colaborativas como por exemplo Microsoft Teams ou Google Classroom. 

A ação está organizada em quatro módulos, um dos quais é um projeto integrador de conceitos e métodos. Três dos módulos são expositivos / teóricos (14 h, síncronas) complementados por uma componente prática de aplicação dos conceitos adquiridos (7 h, trabalho autónomo, assíncrono). A apresentação e discussão dos projetos finais realizados pelos formandos (Módulo 4) completa a ação (4 h, síncronas).

Regime de Avaliação

A avaliação tem por base o trabalho autónomo baseado em:

  • Ensaio de reflexão crítica, individual (2, 3 páginas) de acordo com um modelo a fornecer;
  • Projeto final visando a apresentação de uma aula, sobre um dos tópicos da Ação, à escolha do formando. O projeto de aula que poderá ser feito individualmente ou em grupo, será apresentado oralmente.

Os trabalhos são avaliados em termos de rigor científico, clareza do discurso, originalidade e cumprimento do tempo estipulado. As duas componentes serão ponderadas igualmente.

A classificação final (0 a 10) será atribuída de acordo com as regras do CCPFC em vigor.

Será passado um certificado, a quem tenha frequentado no mínimo 2/3 do tempo total e formação (25h) e tenha obtido aproveitamento (>5 em 10).


Sessões Decorridas:

  • Regime à distância: 14/09/2020 13/10/2020 |  02/06/2020-25/06/2020 | 09/01/2021-13/02/2021 | 19/03/2021-30/04/2021 | 21/05/2021-26/06/2021 | 17/09/2021-16/10/2021 | 28/1/2022-05/03/2022 | 13/05/2022-18/06/2022
  • Escola Secundária Miguel Torga- Queluz: 12/01/2019 - 26/01/2019 
  • Escola Secundária José Saramago - Mafra: 08/02/2019 - 08/03/2019 
  • Escola Secundária Almeida Garrett Gaia: 12/03/2019 - 27/03/2019 
  • Escola Secundária de Miraflores - Algés: 13/09/2019 - 28/09/2019 
  • Centro de Formação Júlio Resende - Gondomar: 20/09/2019 - 12/10/2019 
  • Escola Secundária Francisco de Holanda - Guimarães: 18/10/2019 - 09/11/2019
  • Escola Secundária Tomás Cabreira - Faro: 10/01/2020 - 01/02/2020 
  • Escola Secundária Carlos Amarante - Braga: 17/01/2020 - 15/02/2020

Publicado/editado: 12/09/2019