Química 4.0 Educar e Comunicar para a Inclusão e Literacia(s)

Registo CCPFC/ACC 112598/21 - 12h acreditadas

A Ação de Formação Química 4.0 Educar e Comunicar para a Inclusão e Literacia(s) visa dotar os professores de conhecimentos direcionados à integração dos vários saberes, nomeadamente através da utilização de tecnologias digitais no ensino da química. 

Atendendo a que está em curso a transição digital como fator de promoção da inclusão, este será um dos temas base do IX Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química e simultaneamente um tema para aprofundamento na Ação de Formação.

 

CONTEÚDOS

  • Literacia científica e STEAM

  • Desenvolvimento sustentável e química verde

  • Inclusão no ensino e aprendizagem da química 

  • Ensino da química, gestão curricular e avaliação

  •  Inovações pedagógicas na prática da química

  •  Trabalho experimental e laboratorial da química

  •  Educação da química na era digital 

  • Espaços não-formais de educação científica

 

METODOLOGIA

A ação está organizada em 8 temas integradores (conteúdos já definidos) que serão desenvolvidos em 5 sessões plenárias (4 h), uma mesa redonda (1 h), 4 oficinas em paralelo de que o formando escolherá apenas uma (3 h), duas apresentações de livros (1/2 h), comunicações orais (1,5 h), atividades práticas (1 h) e sessões de abertura e encerramento (1 h).

 

AVALIAÇÃO

A avaliação terá por base uma reflexão crítica sobre a ação com base no formulário fornecido. A classificação do formando será formalizada numa escala de 1 a 10 de acordo com o previsto no Regulamento para acreditação de ações de formação contínua do CCPFC (9 de maio de 2016). 

Aos formandos que tenham estado presentes em pelo menos 2/3 das horas de formação e concluído com aproveitamento positivo será passado um Certificado de Formação correspondente a 0,5 créditos.

 

FORMADORES

  • Sérgio Rodrigues 

  • Adelino Galvão 

  • Isabel Coutinho 

  • Teresa Conceição 

  • Ana Charas

  • Joaquim Faria

  • Carla Morais


Publicado/editado: 07/09/2022