Biossegurança, Biorrisco e Bioproteção: Práticas Inovadoras para o Ensino das Ciências

Plano formativo 2025/2026, inscrições para breve!

Registo de acreditação CCPFC/ACC-135567/25
Nº de horas acreditadas: 26
Modalidade: Curso de Formação
Regime de frequência: e-learning
Destinatários:  Professores dos grupos 510, 520 e 560
 

Apresentação

A ação “Biossegurança, Biorrisco e Bioproteção: Práticas Inovadoras para o Ensino das Ciências” justifica-se pela necessidade de preparar os estudantes de forma sólida e consciente para os desafios da carreira académica, científica e industrial. 
Reforça os princípios de segurança, qualidade e sustentabilidade nos contextos educativos e laboratoriais, com especial enfoque no ensino das Ciências. A crescente complexidade das práticas experimentais, aliada à evolução científica, tecnológica e regulatória, exige uma abordagem integrada da biossegurança, da biosegurança e da gestão de biorrisco, especialmente adaptada à realidade escolar e académica.
A formação está alinhada com o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal), estabelecido em 2019, e com os princípios do desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas em 2015, com especial ênfase nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 3 – Saúde de Qualidade; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas; e ODS 12 – Produção e Consumo Responsáveis.

Objetivo geral

Capacitar os/as formandos/as no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, promovendo a melhoria das aprendizagens e o alinhamento com os desafios atuais da ciência, da educação e da sustentabilidade, com base nos seguintes objetivos específicos:

  • Compreender os princípios e fundamentos da biosegurança.
  • Identificar os principais riscos biológicos laboratoriais e estratégias de mitigação, incluindo medidas específicas.
  • Analisar modelos eficazes de formação e gestão em biossegurança, com base em artigos científicos internacionais e na respetiva análise de dados.
  • Aplicar os conceitos de biorrisco e biossegurança à prática educativa.
  • Fomentar a integração do paradigma One Health no planeamento curricular e nas práticas letivas, relacionando saúde humana, animal e ambiental.
  • Desenvolver materiais didáticos e estratégias pedagógicas inovadoras, que promovam comportamentos seguros, pensamento crítico e consciência global nas aulas de Ciências.

Conteúdos da ação

Os conteúdos principais abordados são os seguintes:

  • Fundamentos de Biossegurança, Biorrisco e Bioproteção
  • Identificação de Riscos e Estratégias de Mitigação 
  • Modelos de Gestão e Formação em Biossegurança 
  • Aplicações Educativas e Literacia em Biossegurança 
  • One Health e Sustentabilidade na Educação em Ciências
  • Inovação Pedagógica e Criação de Materiais Didáticos


Metodologias de realização da ação

Serão aplicadas as metodologias expositiva e ativa, integrando estudos de caso, debates e a formulação de questões orientadas. A ação está organizada em 18 horas de exposição e interação entre formando/formador e 8 horas para aplicação de um estudo de caso ajustado ao perfil do formando e elaboração de uma reflexão crítica individual.

Regime de avaliação dos formandos

Os formandos devem desenvolver estudos de caso individuais que reflitam o seu percurso ao longo da formação, destacando os principais conteúdos abordados, as aprendizagens e competências adquiridas. Serão valorizados os aspetos, científicos, legais/normativos, éticos, linguísticos e criativos.
A avaliação será baseada também na elaboração de uma reflexão crítica individual relativa ao valor formativo da Ação. Nesta reflexão, os formandos deverão indicar os tópicos que poderão ser implementados nas suas sessões e os benefícios pessoais decorrentes da participação na formação.
A avaliação terá a ponderação: Estudos de caso: 75%; Reflexão crítica: 25%
A classificação será formalizada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com o previsto no Regulamento para Acreditação de Ações de Formação Contínua do CCPFC (9 de maio de 2016). Será atribuído um certificado aos formandos que participem em pelo menos, 2/3 do número total de horas da formação e obtenham avaliação positiva.

 


Publicado/editado: 06/06/2025