Registo de acreditação CCPFC/ACC-135567/25
Nº de horas acreditadas: 26
Modalidade: Curso de Formação
Regime de frequência: e-learning
Destinatários: Professores dos grupos 510, 520 e 560
A ação “Biossegurança, Biorrisco e Bioproteção: Práticas Inovadoras para o Ensino das Ciências” justifica-se pela necessidade de preparar os estudantes de forma sólida e consciente para os desafios da carreira académica, científica e industrial.
Reforça os princípios de segurança, qualidade e sustentabilidade nos contextos educativos e laboratoriais, com especial enfoque no ensino das Ciências. A crescente complexidade das práticas experimentais, aliada à evolução científica, tecnológica e regulatória, exige uma abordagem integrada da biossegurança, da biosegurança e da gestão de biorrisco, especialmente adaptada à realidade escolar e académica.
A formação está alinhada com o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal), estabelecido em 2019, e com os princípios do desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas em 2015, com especial ênfase nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 3 – Saúde de Qualidade; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas; e ODS 12 – Produção e Consumo Responsáveis.
Capacitar os/as formandos/as no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, promovendo a melhoria das aprendizagens e o alinhamento com os desafios atuais da ciência, da educação e da sustentabilidade, com base nos seguintes objetivos específicos:
Os conteúdos principais abordados são os seguintes:
Serão aplicadas as metodologias expositiva e ativa, integrando estudos de caso, debates e a formulação de questões orientadas. A ação está organizada em 18 horas de exposição e interação entre formando/formador e 8 horas para aplicação de um estudo de caso ajustado ao perfil do formando e elaboração de uma reflexão crítica individual.
Os formandos devem desenvolver estudos de caso individuais que reflitam o seu percurso ao longo da formação, destacando os principais conteúdos abordados, as aprendizagens e competências adquiridas. Serão valorizados os aspetos, científicos, legais/normativos, éticos, linguísticos e criativos.
A avaliação será baseada também na elaboração de uma reflexão crítica individual relativa ao valor formativo da Ação. Nesta reflexão, os formandos deverão indicar os tópicos que poderão ser implementados nas suas sessões e os benefícios pessoais decorrentes da participação na formação.
A avaliação terá a ponderação: Estudos de caso: 75%; Reflexão crítica: 25%
A classificação será formalizada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com o previsto no Regulamento para Acreditação de Ações de Formação Contínua do CCPFC (9 de maio de 2016). Será atribuído um certificado aos formandos que participem em pelo menos, 2/3 do número total de horas da formação e obtenham avaliação positiva.