N.º de horas de formação acreditadas: 25h (1 crédito)
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-121722/23
DESTINATÁRIOS
Professores do Grupo 510.
Formação via video conferência
Sessões 2023:
9 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024: INSCRIÇÕES
Sessões síncronas
|
9.01.2024: 18-20h
|
23.01.2024: 18h-20h
|
3.02.2024: 9h-12h
|
12.01.2024: 18h-20h
|
26.01.2024: 18h-20h
|
8.02.2024: 18h-21h
|
13.01.2024: 9h-12h
|
27.01.2024: 9h-12h
|
9.02.2024: 18h-21h
|
Sessão assíncrona
|
3h
|
Formadores
- Adelino Galvão: CCPFC/RFO-38165/17
- Ana Charas: CCPFC/RFO- 38997/18
- Joaquim Faria CCPFC/RFO 38615/17
Apresentação da ação
A ação de formação Humanidades, Artes e Ciências: A transdisciplinaridade no Ensino da Química visa dotar os professores de conhecimentos direcionados à integração dos vários saberes, nomeadamente contextualizando os desenvolvimentos científicos com o ambiente geográfico, histórico e cultural em que ocorreram, desenvolvendo capacidades de comunicação multimodal numa ótica inclusiva, que incorpore o ensino artístico (promotor da inclusão) e as Aprendizagens Essenciais numa perspetiva de valorizar o papel do criativo do aluno.
Objetivos a atingir
- Integração dos vários saberes, numa perspetiva transdisciplinar que inclua o desenvolvimento científico relacionando-o com o ambiente geográfico, histórico e cultural em que ocorreu.
- Promover dinâmicas promotoras da Inclusão e Cidadania com base nos Domínios de Autonomia Curricular.
- Promover formas de melhor comunicar e ensinar em ciência, especificamente em química.
- Aprofundar estratégias e ferramentas de ensino visando potenciar a aprendizagem conceptual e o desenvolvimento de competências processuais dos alunos.
- Fomentar a comunicação, partilha de ideias, experiências e projetos entre professores e alunos.
- Aprofundar estratégias para uma cidadania ativa, informada e participada de toda a comunidade educativa.
Tópicos programáticos
- Abordagem da questão: Porque é que em química se utiliza o modelo quântico e não a física clássica: um percurso à luz da história da humanidade.
- A teatralização da Ciência. Apresentação dos livros: Poções e Paixões e A Química na Ópera, O Bairro da Tabela Periódica e Arsenicum. Workshops baseados nas cenas 2 e 4 (Científicas) e nas cenas 1, 3 e 5 (Cidadania) da peça teatral "O Bairro da Tabela Periódica".
- Orquestras de sopros: uma oportunidade para o ensino do som e da luz, sua propagação e interação com a matéria
- Equipamentos MIDI e sintetizadores eletrónicos no ensino dos fenómenos ondulatórios (interferência, harmónicos, sobre tons, ondas sinusoidais, quadradas e em serra).
- Águas naturais de Portugal. Exemplos práticos da química das águas e da importância dos solos na definição das suas propriedades físico-químicas.
- A mineração em Portugal: das pirites alentejanas à extração do lítio.
- As ligações da química à biologia: "Omne vivum ex vivo"! "Omne" (TODOS)? Química pré-biótica.
- A ligação da química à biologia: Produtos naturais autênticos canivetes suíços da natureza.
- A enzima mais abundante da natureza e para alguns a mais importante. Responsável pela fixação de CO2 na fotossíntese.
- Produção pelos formandos de um vídeo de 4 a 5 minutos usando as ferramentas powerpoint, prezi ou similar e fazendo uma abordagem transdisciplinar de uma das aprendizagens essenciais das disciplinas: Ciências físico químicas (3º ciclo do ensino básico), Física e Química A (ensino secundário) ou Química 12 (ensino secundário)
Metodologia da ação
A ação está organizada em 10 temas e produção e apresentação de um vídeo temático, no âmbito da Ação.
Em cada um dos 10 temas serão abordados conceitos básicos e aplicações de uma forma dinâmica e interativa, visando promover a plena participação dos formandos.
Regime de avaliação
A avaliação terá duas componentes:
- um vídeo produzido pelo formando;
- uma reflexão crítica sobre a ação com base no formulário fornecido.
O vídeo será avaliado usando uma grelha de 5 critérios:
1 - Rigor científico da linguagem utilizada;
2 - Qualidade do vídeo;
3 - Clareza do discurso;
4 - Originalidade;
5 - Cumprimento do tempo estipulado.
(A classificação atribuída será baseada na discricionariedade técnica dos formadores).
A classificação final será atribuída numa escala de 0 a 10 usando igual ponderação para as duas componentes.
Sessões Decorridas
Regime à Distância: 05/05/2021 - 11/05/2021 | 15/11/2021 - 11/12/ 2021 | 25-02/2022 - 19/03/2022