Motivar para a aprendizagem da Química – desafios atuais

Apresentação da ação 

A situação de pandemia que o mundo tem vivido desde há cerca de um ano trouxe muitas dificuldades à vida quotidiana, mas também às atividades letivas com a necessidade de adequação das metodologias para ensino à distância e consequentes desafios e dificuldades que os professores tiveram de ultrapassar.

Numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, a realização desta ação de formação inserida no XXVII ENSPQ pressupõe a assistência a algumas lições plenárias e comunicações orais selecionadas, participação no debate “A perceção pública da Ciência em tempos de pandemia” e a participação de diversos workshops. Estes foram pensados, de modo, a que os professores possam desenvolver competências que lhes permitam tirar partido de recursos digitais gratuitos (por exemplo, laboratórios virtuais) e de recursos tecnológicos de modo a promoverem a participação ativa dos alunos nas aulas, preferencialmente numa modalidade de ensino-aprendizagem centrada no aluno. 

Ação de 13h correspondente a 0,5 créditos.

Destinatários da ação

Professores de química - Grupo 510. Releva para a progressão na carreira dos professores do grupo de recrutamento 510.

Formadores

  • SUSANA PAULA GRAÇA DA COSTA

  • ANA PAULA DA ASSUNÇÃO ESTEVES

  • MARIA MANUELA DA SILVA PIRES DA SILVA

  • MARIA DO SAMEIRO TORRES GONÇALVES

  • SÍLVIA MANUELA MONTEIRO ALVES PEREIRA LIMA

Objetivos a atingir 

Com esta ação de formação pretende-se dotar os formandos de algumas estratégias que lhes permitam enfrentar desafios atuais no ensino da Química: fomentar a educação centrada no aluno, desenvolver estratégias para promover a participação ativa nas aulas, tirar partido de laboratórios virtuais disponíveis online, promover atividades que possam ser realizadas em casa e ensinar Química Verde para a minimização do impacto ambiental da ação humana. Será também incentivada a participação dos formandos no programa científico do XXVII ENSPQ para que estes fiquem a par dos mais recentes desenvolvimentos em diversas áreas da química.

Conteúdos da ação 

Esta ação tem por base a educação para a sustentabilidade de modo a proporcionar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos holísticos e competências práticas, ao encontro dos objetivos e metas definidos pela ONU na “Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”. 

A motivação para a perceção e compreensão da química do dia-a-dia poderá ser o início do processo de consciencialização para a sustentabilidade. O manuseamento e a execução de trabalho prático em laboratório são basilares no estudo da Química, mas constrangimentos diversos podem impedir essa prática fundamental. Os laboratórios virtuais podem contribuir para contornar essa limitação, facilitando a abordagem alternativa de conteúdos curriculares.

Em qualquer uma destas situações, o ensino-aprendizagem centrado no aluno e a promoção da participação nas atividades letivas, através de um conjunto de ferramentas colaborativas, que ajudem os alunos a desenvolverem o interesse e motivação para os conteúdos programáticos, reveste-se de especial importância nas sociedades tecnológicas contemporâneas.  

 Tópicos

  1. Aprender e ensinar Química Verde 

  2. Química no dia-a-dia 

  3. Laboratórios Virtuais no ensino da Química 

  4. Ensino-Aprendizagem centrada no aluno 

  5. Promover a participação dos alunos 

Metodologias de realização da ação

As metodologias da ação pretendem ser diversas e interativas. 

  1. Participação na apresentação da ação (0,5 h);

  2. Participação nos diversos workshops, onde serão abordados temas atuais e motivadores, que irá contribuir para que os formandos adquiram competências transversais para implementar nas suas aulas (7,5 h); 

  3. Assistência ao debate sobre “A perceção pública da Ciência em tempos de pandemia” (1,5h);

  4. Assistência a palestras selecionadas do XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, de forma a promover a atualização dos formandos em contexto dos novos desafios da Química (3,5 h).

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação terá por base os parâmetros:

A) participação/intervenção nas várias sessões integrantes da ação (definidas no programa da ação de formação);

B) elaboração de reflexão crítica individual relativa aos benefícios na participação da formação e, em particular, ao seu valor formativo para o professor, incluindo uma proposta de implementação nas suas aulas.

A classificação final (CF) será obtida pela expressão CF = 0,4 x A + 0,6 x B 

Nota: A certificação, requer a presença confirmada, em pelo menos dois terços do tempo previsto para a Ação, incluindo a participação em pelo menos quatro dos 5 workshops. Será feito o registo rigoroso de presenças.


Publicado/editado: 07/09/2022