A situação de pandemia que o mundo tem vivido desde há cerca de um ano trouxe muitas dificuldades à vida quotidiana, mas também às atividades letivas com a necessidade de adequação das metodologias para ensino à distância e consequentes desafios e dificuldades que os professores tiveram de ultrapassar.
Numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, a realização desta ação de formação inserida no XXVII ENSPQ pressupõe a assistência a algumas lições plenárias e comunicações orais selecionadas, participação no debate “A perceção pública da Ciência em tempos de pandemia” e a participação de diversos workshops. Estes foram pensados, de modo, a que os professores possam desenvolver competências que lhes permitam tirar partido de recursos digitais gratuitos (por exemplo, laboratórios virtuais) e de recursos tecnológicos de modo a promoverem a participação ativa dos alunos nas aulas, preferencialmente numa modalidade de ensino-aprendizagem centrada no aluno.
Ação de 13h correspondente a 0,5 créditos.
Professores de química - Grupo 510. Releva para a progressão na carreira dos professores do grupo de recrutamento 510.
SUSANA PAULA GRAÇA DA COSTA
ANA PAULA DA ASSUNÇÃO ESTEVES
MARIA MANUELA DA SILVA PIRES DA SILVA
MARIA DO SAMEIRO TORRES GONÇALVES
SÍLVIA MANUELA MONTEIRO ALVES PEREIRA LIMA
Com esta ação de formação pretende-se dotar os formandos de algumas estratégias que lhes permitam enfrentar desafios atuais no ensino da Química: fomentar a educação centrada no aluno, desenvolver estratégias para promover a participação ativa nas aulas, tirar partido de laboratórios virtuais disponíveis online, promover atividades que possam ser realizadas em casa e ensinar Química Verde para a minimização do impacto ambiental da ação humana. Será também incentivada a participação dos formandos no programa científico do XXVII ENSPQ para que estes fiquem a par dos mais recentes desenvolvimentos em diversas áreas da química.
Esta ação tem por base a educação para a sustentabilidade de modo a proporcionar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos holísticos e competências práticas, ao encontro dos objetivos e metas definidos pela ONU na “Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”.
A motivação para a perceção e compreensão da química do dia-a-dia poderá ser o início do processo de consciencialização para a sustentabilidade. O manuseamento e a execução de trabalho prático em laboratório são basilares no estudo da Química, mas constrangimentos diversos podem impedir essa prática fundamental. Os laboratórios virtuais podem contribuir para contornar essa limitação, facilitando a abordagem alternativa de conteúdos curriculares.
Em qualquer uma destas situações, o ensino-aprendizagem centrado no aluno e a promoção da participação nas atividades letivas, através de um conjunto de ferramentas colaborativas, que ajudem os alunos a desenvolverem o interesse e motivação para os conteúdos programáticos, reveste-se de especial importância nas sociedades tecnológicas contemporâneas.
Aprender e ensinar Química Verde
Química no dia-a-dia
Laboratórios Virtuais no ensino da Química
Ensino-Aprendizagem centrada no aluno
Promover a participação dos alunos
As metodologias da ação pretendem ser diversas e interativas.
Participação na apresentação da ação (0,5 h);
Participação nos diversos workshops, onde serão abordados temas atuais e motivadores, que irá contribuir para que os formandos adquiram competências transversais para implementar nas suas aulas (7,5 h);
Assistência ao debate sobre “A perceção pública da Ciência em tempos de pandemia” (1,5h);
Assistência a palestras selecionadas do XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, de forma a promover a atualização dos formandos em contexto dos novos desafios da Química (3,5 h).
A avaliação terá por base os parâmetros:
A) participação/intervenção nas várias sessões integrantes da ação (definidas no programa da ação de formação);
B) elaboração de reflexão crítica individual relativa aos benefícios na participação da formação e, em particular, ao seu valor formativo para o professor, incluindo uma proposta de implementação nas suas aulas.
A classificação final (CF) será obtida pela expressão CF = 0,4 x A + 0,6 x B
Nota: A certificação, requer a presença confirmada, em pelo menos dois terços do tempo previsto para a Ação, incluindo a participação em pelo menos quatro dos 5 workshops. Será feito o registo rigoroso de presenças.