O interesse e a motivação dos jovens para o estudo e conhecimento da Química dependem fortemente da forma como os assuntos lhes são apresentados pelos professores. Por isso, a atualização científica dos professores de química, a par da sua atualização em novas estratégias de ensino é, não só, importante como necessária.
Atenta às reais necessidades de formação dos professores de química, a SPQ, enquanto sociedade científica com a missão: … promover, cultivar e desenvolver, em Portugal, a investigação, o ensino e a aplicação da Química … (Estatutos, Art° n° 2), criou em 2018 um Centro de Formação de Professores que se encontra acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Desde então foram acreditadas as Ações de formação:
cada uma com a duração de 25 h, a que corresponde um crédito.
No ano letivo 2019/2020, realizaram-se um total de 13 ações de formação (10 Ações presenciais e 3 à distância, por vídeo conferência), formando aproximadamente 325 professores.
Além destas ações e aproveitando a circunstância da realização dos Encontros de Divisão de Ensino e Divulgação da Química promoveram se Ações correspondentes a 0,5 créditos aquando da realização do VII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química - VII EDEDQ (2018) e do Encontro de Ensino e Divulgação da Química (2019), alcançando aproximadamente 200 professores.
Tendo em conta as circunstâncias de pandemia em que vivemos, no presente ano letivo 2020-2021, iremos realizar várias Ações de Formação até 31 de julho, à distância, via vídeo conferência, ao abrigo da Carta Circular 4/2020 em outubro 2020 da CCPFC.
Convictos na necessidade de promover a atualização científica dos professores de química, a SPQ procurará ampliar e continuar a promover Ações de formação que contribuam para a valorização e motivação dos professores de química. Para tal a SPQ conta com o apoio dos seus sócios e com a já habitual disponibilidade e sentido de missão característicos dos seus formadores (vide https://formacao.spq.pt/).