Plano formativo 2025/2026, inscrições para breve!
Registo nº CCPFC/ACC-135325/25
Nº de horas acreditadas: 25
Destinatários: Professores dos grupos 510 e 520
Modalidade: Curso de Formação
Regime de frequência: e-learning
Formadora: Paula Cristina Gonçalves Pereira Galacho
Apresentação
A temática e os conteúdos abordados nesta ação centram-se em problemas contemporâneos, enquadram-se nas Aprendizagens Essenciais de Física e Química A (10º e 11º anos) e alinham-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que abrange dimensões sociais, económicas e ambientais. Neste sentido, a atualização dos professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário torna-se essencial.
A modalidade e-learning possibilita uma aprendizagem flexível e acessível a professores em diferentes regiões, em sintonia com a Agenda 2030, que enfatiza a mobilização de recursos e tecnologias para capacitação. Essa abordagem reforça o papel dos docentes na promoção de um ensino de qualidade e sustentável.
Objetivos a atingir
Proporcionar a aquisição de conhecimentos e de competências que permitam identificar, selecionar e implementar metodologias com uma componente tendencialmente crescente em química verde e consonantes com os objetivos do desenvolvimento sustentável.
Objetivos específicos
- Reconhecer e fundamentar a importância da Química na Sociedade Atual.
- Reconhecer a importância do Desenvolvimento Sustentável e a sua interligação com Química.
- Identificar e ilustrar os 12 Princípios da Química Verde.
- Descrever e aplicar as Métricas da Química Verde
- Promover o espírito crítico relativo à componente verde de novos produtos e processos
- Aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de um recurso educacional
Tópicos programáticos
- Química “Vantagens e Desvantagens”: Reflexão da importância Química, como Ciência, e do seu impacto na Sociedade.
- Perspetivas Atuais de Desenvolvimento Sustentável: exemplos práticos.
- Historial e Evolução da Química Verde.
- Os 12 Princípios da Química Verde.
- As Métricas da Química Verde .
- Casos de Sucesso e Casos de Química Verde.
Metodologia da ação
Esta ação de formação desenvolve-se na sua totalidade em contexto online, e-learning, tendo por raiz metodologias construtivistas dando grande relevo à construção colaborativa de conhecimento. No âmbito de cada tópico serão obrigatórias leituras, visualização de vídeos e de outros recursos educacionais abertos. Haverá sempre um fórum de discussão onde os formandos desenvolverão ideias sobre os recursos propostos. Serão realizados trabalhos individuais e em grupo, de diferentes tipos, em torno de cada tópico.
Regime de Avaliação
A avaliação é contínua. No âmbito de cada módulo serão realizadas tarefas individuais e em grupo, de diferentes tipos, tendo por base os recursos disponibilizados e a pesquisa individual efetuada. Refira-se que haverá sempre um fórum de discussão onde os formandos poderão desenvolver ideias sobre os recursos propostos. No fim de cada módulo haverá uma avaliação sumativa tendo por base os trabalhos realizados na oficina, um plano de aula e reflexão crítica de acordo com a seguinte fórmula:
Avaliação final = 0,6*Média das tarefas realizadas ao longo da ação de formação + 0,4*Desenvolvimento de um Recurso Educacional ou afim
A classificação será formalizada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com o previsto no Regulamento para Acreditação de Ações de Formação Contínua do CCPFC (9 de maio de 2016). Será atribuído um certificado aos formandos que, além de terem participado em, pelo menos, 2/3 do número total de horas da formação, tenham obtido avaliação positiva.