Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135634/25
Nº de horas de formação acreditadas: 25 h
Regime de frequência: e-learning
Destinatários: Professores dos grupos 510, 520
Isabel Cristina Ribau Fernandes Coutinho
20 de fevereiro – 24 de março de 2026
INSCRIÇÕES
Sessões síncronas |
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| Data | Sessão | Duração | Horário |
|---|---|---|---|
| 20.02.2026 | 1 | 2h | 18h30-20h30 |
| 23.02.2026 | 2 | 2h | 18h30-20h30 |
| 27.02.2026 | 3 | 2h | 18h30-20h30 |
| 02.03.2026 | 4 | 2h | 18h30-20h30 |
| 06.03.2026 | 5 | 2h | 18h30-20h30 |
| 09.03.2026 | 6 | 2h | 18h30-20h30 |
| 13.03.2026 | 7 | 2h | 18h30-20h30 |
| 23.03.2026 | 8 | 2h | 18h30-20h30 |
| 24.03.2026 | 9 | 2h | 18h30-20h30 |
| Sessão Assíncrona | 7h | Trabalho autónomo | |
A Ação “Ensino e Aprendizagem em Química para um desenvolvimento Sustentável- o caso do feijoeiro” integra-se na apresentação e desenvolvimento de atividades que promovem os 17 objetivos de desenvolvimento Sustentável, em simultâneo com o desenvolvimento das aprendizagens essenciais e de competências de investigação e comunicação, em professores e alunos. Esta formação será Hands-on e Minds-on em regime e-learning. A modalidade e-learning possibilita uma aprendizagem flexível e acessível a professores em diferentes regiões, em sintonia com a Agenda 2030, que enfatiza a mobilização de recursos e tecnologias para capacitação. Essa abordagem reforça o papel dos docentes na promoção de um ensino de qualidade e sustentável.
Esta ação de formação desenvolve-se na sua totalidade em contexto online, e-learning. Nas componentes teóricas serão usados o método expositivo e o método demonstrativo. Para promover o pensamento crítico e uma participação ativa durante a formação será utilizado o método interrogativo e ativo. Durante a formação os conteúdos serão desenvolvidos, em articulação com as aprendizagens essenciais, estratégias metodológicas e didáticas acompanhadas de propostas de avaliação. Os conteúdos serão apresentados de forma a fornecer aos professores conhecimentos aprofundados dos mesmos, de forma que os professores possam planificar a sua implementação em sala de aula. Irá ser uma formação integrada, em que os professores irão desenvolver um projeto em casa (O crescimento do feijoeiro) para que possam entender o seu impacto no desenvolvimento de competências científicas e de comunicação, aplicar o mesmo nas suas turmas e desenvolver outros projetos.
A avaliação será baseada na elaboração de uma reflexão crítica individual (formulário fornecido pelo Centro de Formação da SPQ) relativa ao valor formativo da Ação, referindo os tópicos que poderão ser implementados nas aulas e quais os benefícios pessoais decorrentes da participação na formação. (40%). Os formandos terão ainda de apresentar a atividade prática realizada em casa e os resultados obtidos, utilizando diferentes aplicações/plataformas (usando a plataforma genially, worldwall, entre outras) adequando-a a um ano de escolaridade específico. (60%) A classificação será formalizada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com o previsto no Regulamento para Acreditação de Ações de Formação Contínua do CCPFC (9 de maio de 2016). Será atribuído um certificado aos formandos que, além de terem participado em, pelo menos, 2/3 do número total de horas da formação, tenham obtido avaliação positiva.